top of page
IMG_8237-Editar.jpg

Nossa História

A Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica - RESEBA, está internalizada e surge como um spin-off da Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé, organização com 37 anos de atuação no estado de Rondônia. A Ecoporé possui ampla inserção nos territórios de populações tradicionais e foi a primeira instituição a apoiar a restauração de ecossistemas em Rondônia. A criação da RESEBA, partiu do entendimento de que o custo da operação de coleta de sementes para produção das cerca de 600 mil mudas florestais/ano, é elevado, demanda tempo, e sobrecarrega as equipes contratadas para produção de mudas e manutenção do viveiro.  Esse entendimento nos levou a se inspirar em outras redes de sementes existentes Brasil afora, partindo da percepção de que já realizávamos a aquisição de modo informal de alguns agricultores. A partir disso, resolvemos em meados de 2021, converter partes dos recursos financeiros empregados para coleta própria, na aquisição de sementes das populações rurais, indígenas e extrativistas, canalizando recursos para essas pessoas, e valorizando as sementes enquanto ativo econômico.

IMG_8257-Editar-Editar.jpg

Conectando pessoas

Em um certo momento a ideia começou a ganhar escala. Realizou-se o cadastramento de interessados para avançar na estruturação da rede e foram incluídos como metas do projeto Viveiro Cidadão, o cadastro de coletores de sementes. Porém, percebeu-se que a maneira mais viável de oferecer sustentação a ReSeBa, era a partir da viabilização de um negócio de impacto socioambiental, independente e que pudesse se autofinanciar através do estabelecimento de relações comerciais, pois até então, boa parte das experiências similares em Rondônia, a partir de modelos cooperativos e/ou associativos, não se mostraram viáveis a longo prazo.

Nossa marca

A ReSeBa está internalizada e surge como um spin-off da Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé, organização com 34 anos de atuação no estado de Rondônia. A Ecoporé possui ampla inserção nos territórios de populações tradicionais e foi a primeira instituição a apoiar a restauração de ecossistemas em Rondônia. A criação da ReSeBa, partiu do entendimento de que o custo da operação de coleta de sementes para produção das cerca de 600 mil mudas florestais/ano, é elevado, demanda tempo, e sobrecarrega as equipes contratadas para produção de mudas e manutenção do viveiro.

A criação no marca nominativa se deu a partir da formação da sigla RESEBA com a intenção de conectar as pessoas a possibilidiade de RECEBER pelo produto gerado e se compõe pelas palavras: REde + SEmentes + Bioeconomia + Amazônica.

 

Cada uma destas palavras carregam uma série de significados.

  • Rede: Ninguém faz isso sozinho, é fundamental conectar pessoas para o negócio funcionar e todos os integrantes precisam compartilhar do mesmo desejo;

  • Sementes: é o produto gerado, elo de ligação entre os integrantes da rede e os recursos gerados;

  • Bioeconomia: Economia da vida, simboliza a economia da floresta em pé e inserção das comunidades da floresta;

  • Amazônica: compreende a origem do produto (sementes) e as pessoas que nela vivem.

IMG_8166-2-Editar.jpg

Assine a nossa Newsletter

Obrigado por se inscrever!

Uma iniciativa:

Ativo 19RESEBA logo horizontal com cores sem fundo (6).png
ecopore_logo_color_vertical_001 (2).png
bottom of page